quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lixo, sucata e ARTESANATO em Cassilândia

Pesquisa feita pelas alunas Kamilla e Mariana do 1º EM,
sob supervisão da Professora Carla

Transformar o lixo em arte é algo de suma importância para a conscientização sobre a reciclagem. Por este motivo, pesquisar sobre esse assunto foi de grande valia para, inclusive, a divulgação destes trabalhos que são trabalhos de “formiguinhas” para a saúde de nosso planeta. É possível transformar o que aparentemente não tem mais serventia em algo bonito e de muita utilização.
Primeiramente, as meninas procuraram a Chefe do bem Estar Social, a senhora Márcia, ela disse que o Projeto Amigão, hoje, não tem nenhuma oficina específica sobre reciclagem e que materiais recicláveis são utilizados sim, mas não de maneira sistemática.
Em seguida, elas foram até a Casa do Artesão e a funcionária disse não ter trabalho de reciclagem lá também.
Para sabermos se o Presídio tinha algum projeto, falei com o Diretor do Presídio, o senhor Da Silva, ele  trabalha com segurança penitenciária. Ele me informou que às vezes, sob encomenda, os presidiários fazem trabalhos com papelão, garrafas PET e também sobras de couro. O Presídio tem uma selaria e com as sobras de couro, eles confeccionam chaveiros para vender. Com papelão eles fazem cestos e com garrafas PET, fazem carrinhos. Infelizmente, o diretor disse que eles só não trabalham sempre com materiais recicláveis, pois as pessoas quase não se interessam por este tipo de produto e os trabalhos ficam parados, sem vender. No entanto, sempre que possível fazem brinquedos e encaminham como doação a outros setores da sociedade como a APAE. O diretor reclamou da falta de espaço para tais trabalhos no presídio e acrescentou que a maioria do artesanato é feito nas celas mesmo, como tapetes de linhas entre outras coisas. O diretor abriu um espaço para nossa escola, para que pudéssemos conhecer o trabalho dos presidiários e ainda informou que enviará alguns brinquedos para a nossa BRINQUEDOTECA ECOLÓGICA e assim ensinar aos alunos novos trabalhos.
Um trabalho de pesquisa de campo é realmente surpreendente, pois, para a minha alegria, encontrei um projeto além de muito importante para a sociedade, um projeto de muita sabedoria, o PROJETO CONVIVER destinado a 3ª idade. Este projeto foi fundado por uma artesã por excelência, a senhora Saionara Dalastra, ele funciona perto da Pronav, ao lado do Telecentro, é um projeto da Prefeitura Municipal de Cassilândia, comandado pela chefe do bem estar social, a senhora Marcia. Fundado há dois anos, o projeto consiste em receber, principalmente, as senhoras de 65 anos acima para oficinas de artesanato, ginástica, aulas de informática, momentos de oração e momentos para testemunhos. Nas oficinas de artesanato, todo e qualquer material reciclável é transformado em belíssimos trabalhos, sempre coordenados pela Saionara, Ela disse que os produtos mais utilizados são: caixas de papelão, cabaças, latinhas de tomate, latas de leite em pó e sobras de tecido.  O projeto funciona de segunda à sexta, das 13h às 17h (MS).  Vale à pena conferir e visitar este precioso projeto de nossa cidade.
Veja alguns trabalhos do projeto:





Para encerrarmos nossas pesquisas sobre a utilização de produtos recicláveis, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, levaram um questionário para todas as escolas públicas e privadas de nossa cidade, aproveitamos a ocasião para perguntarmos se elas trabalham com algum projeto de preocupação ambiental, veja a pesquisa:

Escolas ê
Perguntas è
Há algum projeto de preocupação ambiental em sua escola? Qual?
Há lixeiras de coleta seletiva em sua escola?
Sua escola utiliza produtos recicláveis em alguma disciplina?
Escola Estadual São José
NÃO
SIM
NÃO
Escola Estadual Rui Barbosa
SIM, todo ano a escola organiza uma gincana, intitulada: “Gincana Ecológica”
NÃO
NÃO
Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal
SIM, há uma “Oficina: Meio Ambiente” no ENSINO MÉDIO INOVADOR
SIM
SIM, na Oficina: “MEIO AMBIENTE”
Escola Municipal Antônio Paulino
SIM, há um projeto em que o lema é: “DEVOLVA A GARRAFA PET VAZIA E GANHE UMA BALINHA”, neste projeto, os alunos podem trocar também latinhas e papéis.
SIM
SIM, CIÊNCIAS
Escola Municipal Adriele Barbosa Silva
SIM, projetos que visem a “CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”
SIM
SIM
Escola Municipal Amim José
SIM, este ano o tema da feira de Ciências é “Planejamento de economia da água ao alcance de todos”
SIM
SIM, em todas, especialmente na disciplina de Ciências.
CEMEIC – Centro Educacional Municipal Ilma Costa
NÃO
SIM
ÀS VEZES
Escola Evangélica Avivamento Bíblico
Sim, há um projeto intitulado: “Ativismo Ambiental”, há um co-projeto intitulado: “Brinquedoteca Ecológica” e um BLOG: http://evangelicagreenplanet.blogspot.com/
SIM
SIM, na disciplina de Artes, Ciências e também em todo o Ensino Fundamental II e Educação Infantil.
UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Sim, projetos de preocupação com a fauna e a flora.
NÃO
Nas disciplinas de projetos de preservação e reciclagem.
FIC – Faculdades Integradas de Cassilândia/FAVA – Faculdade Vale do Aporé
SIM, o projeto “LIXO NO LIXO É UM CAPRICHO”.
NÃO
SIM, no Curso de Educação Física que fazem brinquedos com sucata.
As escolas não mencionadas, não entregaram o questionário.

As escolas acima, responderam as seguintes questões:
1) Nome do Entrevistado:
2) Diretor da Escola:
3) Há algum projeto de preocupação ambiental em sua escola? Qual?
4) Há lixeiras de coleta seletiva em sua escola?
5) Sua escola utiliza produtos recicláveis em alguma disciplina?
6) Você autoriza a publicação dos dados coletados?

As alunas Kamilla e Mariana pesquisaram a existência de projetos ligados ao Meio Ambiente nos clubes de serviço também e o resultado foi o seguinte:

Clubes ê
Perguntas è
Há algum projeto de preocupação ambiental em seu clube? Qual?
Lions Clube de Cassilândia
SIM, houve um plantio de 1000 mudas de ipê, que foram distribuídas a população em praça pública e também um projeto de coleta de pilhas e baterias de celular, onde algumas caixas foram entregues em várias escolas e comércios.
Leo Clube de Cassilândia
NÃO
Rotary Clube de Cassilândia
Não em Cassilândia, somente o Rotary Mundial que trabalha com vários projetos ambientais, como construção de parques e programas de reciclagem.
Rotaract Clube de Cassilândia
Sim, há o Projeto: “Água + Verde”, este projeto é em parceria com a Promotoria e é um trabalho de fiscalização no Córrego do Palmito, verificando se há um reforçamento das margens, como o plantio de árvores pelos fazendeiros da região.
Interact Clube de Cassilândia
NÃO
Maçonaria
NÃO
DeMolay
NÃO

Os clubes acima, responderam as seguintes questões:
1) Nome do Entrevistado:
2) Responsável pelo clube:
3) Há algum projeto de preocupação ambiental em seu clube? Qual?
4) Você autoriza a publicação dos dados coletados?

Foi recompensador sabermos que a maioria, das instituições pesquisadas, se preocupa com nosso planeta e age para que este assunto não fique somente em discussões e teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário