segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coleta do Lixo em Cassilândia

Pesquisa feita pelas alunas Welysvania e Yasmim do 1º EM,
sob supervisão da Professora Carla

O diretor do setor de coleta de lixo em Cassilândia é o Sr. Dirceu Tiago e foi ele quem concedeu a entrevista às alunas Welysvania e Yasmim. Ele também concedeu uma entrevista a mim, para que eu pudesse colher informações extras.
Primeiramente, nos informou a respeito da coleta de lixo comum, o lixo que os moradores deixam em sacos ou lixeiras em frente as casas, esta é feita todos os dias, com exceção dos bairros: Moreninha, Jardim Oliveira e Santa Rita que é somente duas vezes por semana, e que a coleta inicia sempre a partir das 15h. A coleta é dividida em sete setores e a prefeitura dispõe de dois caminhões. No total são recolhidos por dia 7 caminhões de lixo.
A divisão acontece dando preferência para o seguinte esquema:
Segunda-feira: Vila Pernambuco, Estrela do Vale e Jardim Campo Grande.
Terça-feira: Centro, Jardim Oliveira, Vila Izanópolis.
Quinta-feira: Boa Vista, Moreninha, Jardim Eduardo, Alto Izanópolis, Parque Alvorada.
Sábado: Jardim Duarte, Bom Jesus.
Nos dias não informados, a coleta é feita nos setores maiores, ou com mais lixo naquela semana.
A respeito da coleta de entulhos e galhos, o Sr. Dirceu disse que ainda está em discussão sobre o funcionamento mais eficaz, mas hoje é ela é feita nos primeiros 15 dias do mês, começando sempre pela Vila Pernambuco, até chegar ao último bairro, portanto, a população deve colocar os entulhos principalmente neste período, mas ele acrescentou que nos outros 15 dias, é feita uma nova coleta, pois sempre há novos entulhos nos setores já coletados. A prefeitura dispõe de dois caminhões e uma Retro Escavadeira para este serviço.
Quanto aos Garis, há três setores e três sub-responsáveis. Um fiscaliza o Centro, o Jardim Minas Gerais e o São Vicente, outro fiscaliza os Jardins Laranjeiras e a Vila Izanópolis e o último fiscaliza a Vila Pernambuco. Segundo o Sr. Dirceu, há cerca de 50 garis, mas nem todos trabalhando, pois muitos estão de licença médica e outros estão remanejados de outros setores da prefeitura para este, segundo ele, precisa-se de uma averiguação para fazer um levantamento a respeito de quem é concursado, quem é contratado e quem é remanejado, mas que acredita que com a resolução das contratações do concurso se resolva este assunto.
Referente ao depósito final das coletas, o Sr. Dirceu disse que os entulhos e galhos são depositados, no famoso buracão, atrás do Posto Esplanada. O restante é levado a um deposito, perto da UEMS, onde tem uma firma de reciclagem.
Ao final da entrevista, o Sr. Dirceu se colocou a disposição para eventuais perguntas e agradeceu a preocupação de nossa escola com o Meio Ambiente.

Almoxarifado da Prefeitura Municipal de Cassilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário