Pesquisa feita pela aluna Welysvania do 1º EM,
sob supervisão da Professora Carla
Em nossa cidade, há uma empresa que trabalha com caçambas que recolhem entulhos, galhos e lixo comum, as caçambas ficam espalhadas por toda a cidade e depois são recolhidas, verificadas e enviadas cada lixo para um lugar específico.
Esta empresa, cujo o nome é KA-Entulho, é uma empresa particular e presta serviços a Prefeitura Municipal de Cassilândia, pois das 110 caçambas de lixo destinadas ao recolhimento de entulho, 70 são locadas pelo município para o uso dos garis e dos responsáveis pelo recolhimento de galhos.
Todo o lixo recolhido pelas caçambas é destinado para quatro lugares:
a) 01 terreno em frente a Ka-Entulho, destinado para depósito de entulho (que no momento não está sendo mais utilizado pois está cheio);
b) 01 terreno nos fundos do Salão da 3ª idade, destinado para depósito de entulho também;
c) 01 grande terreno aos fundos do Hotel Esplanada, que é destinado para depósito de entulho e galhos, esse destino quem dá é a Prefeitura;
d) 01 depósito perto da UEMS, neste, todo o lixo comum encontrado nas caçambas é enviado para lá.
Infelizmente, segundo a Andréia, nossa entrevistada, muitas pessoas não respeitam a utilização das caçambas depositando até mesmo animais mortos e reclamou que muitas vezes, de manhã ao chegar em seu local de trabalho, encontra sacolas de lixo em frente ao prédio da empresa.
A respeito de todo esse entulho, Andréia nos relatou que o entulho é vendido para o aterramento em construções e ressaltou a importância desse trabalho que contribui para o desenvolvimento sustentável, pois o entulho ajuda a construção civil e impede o desgaste do solo, pois ao invés de terra para aterramento se utiliza o entulho, que adere mais do que a terra ao solo, em termos de construção.
Agora, quanto ao depósito aos fundos do Hotel Esplanada, este é para a reposição da terra, que outrora era retirada de lá para a construção civil.
Hoje, o município tem que trabalhar e repor aquilo que foi tirado de maneira incorreta. Que pena, pois aquele solo vai demorar décadas para se recompor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário