quinta-feira, 4 de abril de 2013

Hello, everybody!

Bem, depois de muito tempo sem postagens, gostaríamos de pedir desculpas.
O ano passado, foi um ano de muitas ações em nosso projeto, embora não postamos os resultados em seu tempo, gostaria, hoje, de descrever algumas dessas ações:

Para ficarmos ainda mais orgulhosos com nosso trabalho, na última edição da Revista A&E, da Editora Positivo, nossa escola foi honrada com uma nota de reconhecimento ao nosso projeto de Ativismo Ambiental.
Estamos felizes por sabermos que nossas ações estão sendo vistas, mais acima de tudo que elas estão ecoando através das atitudes de nossos alunos.
Para continuarmos com nossa luta pelo desenvolvimento sustentável em 2012, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, o professor Cássio e a professora Carla, autora do projeto, buscaram por parcerias com todos os supermercados da cidade, o objetivo apresentado a todos os responsáveis foi o de conscientizar as pessoas com uma mobilização em praça pública sobre a utilização das ECOBAGS, pois sabemos que o uso de sacolas plásticas é um veneno e além de sujar o planeta, levam cerca de 400 anos para se decompor. Os supermercados são os grandes distribuidores de sacolas plásticas, buscamos neles, a parceria de unirmos forças contra esse mal.
São parceiros da Escola Evangélica e amigos do meio ambiente, unidos por um planeta mais limpo e mais saudável: Supermercado Master/ Supermercado do Edinho/Supermercado Seiara/ Supermercado 3 Irmãos/ Supermercado Santa Vitória/ Supermercado Bom Dia/Supermercado JK/ Supermercado Ideal/ Supermercado Rezende e ainda: Shoppingaz/ Moura Gás/ Confecções Kaiman e Rádio Patriarca.
Todos os parceiros, de prontidão atenderam nosso pedido e ficaram animados com a iniciativa da escola.
Para tal evento, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estavam uniformizados levando uma mensagem de conscientização ecológica, carregando cartazes, banners e faixas defendendo nossa ideia e distribuíram ECOBAGS a população presente.
A mobilização teve início nas dependências de nossa escola, os alunos saíram de bicicletas divulgando a importância de utilizarmos meios de transportes, ecologicamente corretos, momento que aproveitaremos para enfocarmos outra ação o “BIKE DAY” – Dia da Bicicleta, os alunos defenderam o uso de um meio de transporte sustentável. Assim, foi uma boa oportunidade para engajar nossos alunos em movimentos de tamanha importância para o nosso planeta.
A mobilização sobre o uso das ECOBAGS e o II Bike Day aconteceram na Semana do Meio Ambiente e todos os alunos ficaram felizes, mostrando como pequenas atitudes podem ajudar para que nosso planeta seja mais saudável. 
A polícia militar esteve presente no evento, para garantir a segurança de todos nossos alunos durante a realização de nossa mobilização, ficamos felizes, pois os próprios policiais se mostraram contentes com nossa iniciativa.
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na semana do meio ambiente, realizaram também, um seminário, com a construção de maquetes e elaboração de slides, sob a orientação da Profª de Ciências, Márcia Magali", o objetivo era mostrar como a poluição interfere em nosso meio. 
Em comemoração ao meio ambiente, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I ouviram uma palestra com a professora Carla e o diretor Valmir, sobre a importância da coleta seletiva.
Neste dia, a professora Carla enfatizou que o lixo orgânico pode contaminar os resíduos recicláveis e que por isso, enfocou que é de fundamental importância separarmos o lixo seco do lixo molhado. Para que os alunos pudessem colocar o aprendido em prática, neste dia, implantamos junto aos coletores coloridos e o Mr. Pilha, coletor de baterias, o coletor de lixo orgânico, todos ficaram animados.
O diretor falou da necessidade de todos os alunos contribuírem com a coleta seletiva na escola, pois nossa escola tem status de sustentável e todos os membros da escola devem mostrar que isso é uma verdade sendo exemplos para todos de fora da escola e que, portanto, em suas casas deveriam conscientizar também na coleta seletiva.
Ficou estabelecido neste dia também, que na última aula do dia, um aluno deveria pegar a lixeira da sala, com o lixo seco e depositar separadamente nos coletores. Logo, todos queriam ser amigos do planeta e contribuir com esta prática. 
Em junho/2012, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental iniciaram uma campanha nas disciplinas de Química e Língua Inglesa, para recolherem óleo sujo de cozinha e então, dar início a uma FÁBRICA DE SABÃO. O objetivo é conscientizar não só nossos alunos, mas todos de nossa comunidade, enfatizando que jogar o óleo na pia é prejudicial ao nosso planeta.
Para isso, todos os alunos da escola passaram a ser parceiros do planeta, conscientizando a todos em suas casas e vizinhanças sobre esta questão e tem recolhido e trazido para a escola, óleo sujo de cozinha em garrafas Pet.
Nossa primeira produção de sabão aconteceu em 22 de Novembro 2012, depois de algumas sugestões dos alunos, o sabão recebeu o nome de “ECO FRIEND SOAP”. Todas as barras de sabão, depois de desenformadas e cortadas, foram encapadas com folhas de revistas usadas e recebeu uma linda etiqueta: 
 

RECEITA DO SABÃO “ECO FRIEND”

INGREDIENTES:
2 litros de óleo sujo
1kg de soda
6 litros de água

MODO DE FAZER:
Em um recipiente, dissolva a soda em 2 litros de água, misture bem e então acrescente o óleo sujo, o restante da água e bata bem até o sabão engrossar, distribua em caixinhas vazias de leite e aguarde alguns dias até endurecer para cortar e usar.
No início de novembro de 2012, pensando que metade do nosso lixo não é lixo, mas sim matérias recicláveis e que a reciclagem obedece à regra dos 3Rs:

Reduzir Reutilizar Reciclar

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental iniciaram uma campanha de coleta de roupas e brinquedos, porque quando doamos aquilo que não usamos mais, estamos ajudando duas vezes, sendo solidários com o próximo e também contribuindo com o planeta, na função de REDUZIR e REUTILIZAR.
As doações serão feitas a Casa de Apoio, Asilo e Casa de Recuperação e acontecerão no dia 06 de dezembro de 2012.
Os alunos do 5º ano mobilizaram todos os colegas da escola, matutino e vespertino, para que contribuam com esta ação, a galera está empolgada, isso é muito bom.

No dia 05 de dezembro de 2012, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram nosso III Bike Day, mais uma vez a escola levantou a bandeira da sustentabilidade e levou para as ruas de nossa cidade a mensagem de que para colaborar com a saúde do planeta, não precisa de muita coisa e sim a matéria prima fundamental: ATITUDE.

Agora, em 2013, já temos algumas ações em andamento e logo, logo, publicaremos as ideias e os resultados.

Aguardem!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário