sexta-feira, 27 de abril de 2012

Moda Sustentável: uso das ecobags

 O consumo de sacos plásticos no mundo atinge números assustadores: 500 bilhões por ano, isto quer dizer 1,5 bilhão por dia ou 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Imagine essa quantidade vagando pelo planeta. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que afirma ainda que no Brasil são produzidos anualmente 210 mil toneladas de filme plástico, com o qual são fabricadas as sacolas. As estimativas revelam que os brasileiros jogam fora, todos os meses, um bilhão delas, o que dá uma média de 66 unidades para cada consumidor.

Foto: Ivone Perez

Desde 16 de julho deste ano está em vigor no estado do Rio de Janeiro uma lei que pretende diminuir o uso das sacolas plásticas. A distribuição não está proibida nos estabelecimentos, contudo, eles terão que oferecer alternativas para elas. A iniciativa não foi exclusividade do estado do Rio, algumas cidades em outros estados também já possuem leis.
Sacolas e caixas de papelão são algumas das alternativas para substituir as velhas [novas] sacolinhas brancas do supermercado. Outra alternativa que tem ganhado as ruas, e o mundo fashion, são as Ecobags. Feitas de lona, algodão cru ou tecido reciclado, as ecobags nasceram para ajudar a diminuir, ou suprimir o uso de sacolas de plástico.
Ambientalistas têm reclamado do distorcimento no uso das ecobags apenas como acessório fashion. Não é de agora que a moda tem vestido a sustentabilidade, e não vejo problema nisso, pelo contrário, creio que há um grande potencial mobilizador na moda para fins ambientais.
Vários estilistas já lançaram em suas grifes modelos de ecobags, claro que com um preço um pouco elevado, porém, redes de supermercados e de outros estabelecimentos estão fazendo parcerias com estilistas para trazer modelos mais acessíveis à população.
Foto: Ivone Perez
Em entrevista ao Portal IG, a stylist Chiara Gadaleta deu algumas dicas de como escolher a sua ecobag: “Para as compras, prefiram as retangulares, com alças mais largas e mais longas. Assim, você consegue mais espaço para colocar tudo que precisa”.
E para quem acha que ecobags é coisa de meninas, a stylist afirma que os homens também podem aderir à nova moda, pois as bolsas são ótimas para laptops e podem substituir a mochila na academia.
Ficou interessado em comprar uma? Pesquise um modelo que tenha a sua cara e caiba no seu bolso. E lembre-se: não é para aceitar sacola plástica e colocar na ecobag, já vi pessoas fazendo isso, o objetivo do uso delas é evitar o uso das sacolas plásticas, então, recuse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário