domingo, 15 de maio de 2011


Um dos maiores problemas que nosso planeta enfrenta é o problema do lixo. A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.
Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para se decompor e reintegrar-se ao meio ambiente. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Por que não reciclar, então? Separando todo lixo produzido em nossas casas, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando, assim, seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as usinas de reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.
É exatamente este assunto que os alunos do 1º ano do Ensino Médio abordaram em seu primeiro passo para o Ativismo Ambiental, eles pesquisaram como o lixo em nossa cidade é recolhido e qual é o destino final dele. Nas próximas postagens, publicaremos o resultado das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário